iBahia

O empreendimento totaliza 90 megawatts de potência instalada. o suficiente para iluminar uma cidade com 300 mil habitantes.

Autorizado desde julho pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a entrar em operação, será inaugurado hoje o Parque Eólico de Brotas de Macaúbas, na Chapada Diamantina. O empreendimento totaliza 90 megawatts de potência instalada, o suficiente para iluminar uma cidade do porte de Vitória da Conquista.

Há pouco mais de dois meses, foi inaugurado na região de Caetité o primeiro parque eólico da Bahia, o Alto Sertão I, da Renova Energia, que apesar de se encontrar em funcionamento, não pode distribuir energia por causa do atraso, por parte da Chesf, na instalação das linhas de transmissão.

A hidrelétrica atribui o problema ao atraso na liberação de licenças ambientais. O parque de Brotas de Macaúbas está instalado na Serra da Mangabeira. A Desenvix Energias Renováveis, empresa controlada pelo Grupo Engevix, pela norueguesa SN Power e Funcef, investiu no projeto R$ 425 milhões, dos quais R$ 268 milhões financiados pelo Banco do Nordeste.

O complexo é formado por 57 turbinas, distribuídas pelos municípios de Brotas de Macaúbas, Novo Horizonte e Seabra. Suas torres têm altura equivalente a 18 andares e podem ser vistas a 90 quilômetros por quem passa pela BR-242, na altura de Brotas de Macaúbas.