da Ascom | PMVC

Convênio que permite a instalação do Sistema Nacional de Empregos foi assinado pelo prefeito Guilherme Menezes

Prefeito Guilherme Menezes assina convênio com o Sine

A partir do segundo semestre deste ano, a população de Vitória da Conquista vai contar com mais um importante serviço que facilitará o acesso ao mercado de trabalho. Um posto do Sistema Nacional de Empregos/ SINE será instalado na Agência de Desenvolvimento Trabalho e Renda, órgão da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista.

Nesta terça-feira, 23, o prefeito Guilherme Menezes assinou o convênio de implantação e a equipe da Agência de Desenvolvimento já está tomando todas as medidas necessárias para a estruturação do serviço. Durante o primeiro semestre deste ano, serão realizados estudos prospectivos e estudos da demanda de mão–de–obra. Esta pesquisa possibilitará o levantamento e avaliação das demandas mercadológicas e de qualificação

Para o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento, Marcos Andrade, a assinatura do convênio para implantação do posto do Sistema Nacional de Empregos/ SINE dá um outro patamar à discussão sobre intermediação de mão–de-obra em Vitória da Conquista. “A Agência passa a assumir mais este serviço, identificando oportunidades de trabalho e incentivando o desenvolvimento da estrutura produtiva regional. O serviço vai oferecer qualificação profissional ao lado da intermediação de mão-de-obra, que são funções essenciais e precisam estar associadas”.

Assistência ao trabalhador - O serviço vai abranger três dimensões: intermediação de mão-de -obra, habilitação ao seguro desemprego e qualificação profissional. Além de fazer a articulação com as empresas para captação de mão-de-obra, a Agência de Desenvolvimento vai capacitar e encaminhar profissionais ao mercado de trabalho, promovendo assim a integração entre as ações de capacitação e intermediação.

No início deste mês, o coordenador de Economia Empresarial, Hélio Ribeiro, esteve em Brasília para participar de um encontro que reuniu as coordenações de todas as unidades do SINE no país. Neste evento, o coordenador recebeu informações e participou de cursos sobre o funcionamento do sistema integrado de atendimento. “Assim que o serviço for implantado, o trabalhador poderá procurar a Agência de Desenvolvimento para fazer seu cadastro, a Agência vai verificar quais são as potencialidades deste trabalhador e quais as deficiências. Identificadas as deficiências, ele será direcionado para um curso de qualificação que terá carga horária de 200 horas, posteriormente o trabalhador será encaminhado para as empresas. A Agência terá estas duas vertentes, o contato direto com o trabalhador e o contato direto com o empregador para esta intermediação”, afirmou o coordenador de economia empresarial, Hélio Ribeiro.

Saiba mais sobre a Agência de Desenvolvimento, Trabalho e Renda – A Agência estimula a implantação de projetos econômicos que promovam o desenvolvimento sustentável no Município. Promove conjuntamente com agentes econômicos, sociais e institucionais diagnósticos e estudos sobre oportunidade de investimentos. Incentiva ações que promovam a geração de trabalho e renda, inclusive as iniciativas de economia solidária e popular. Identifica e atrai investimentos para os setores primário, secundário e terciário da economia municipal, mediante análise de propostas de investimentos, buscando, ainda, a promoção de oportunidades de investimentos considerados estratégicos para o desenvolvimento da estrutura produtiva regional. Estimula o desenvolvimento industrial, agroindustrial, comercial e de serviços do Município, através de parcerias com instituições públicas e privadas. Incentiva o acesso das empresas a novas tecnologias, conhecimentos, marcas e patentes, com a conseqüente melhoria nas formas e processos de produção.